Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CUNHA, Paloma Guimarães da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T21:21:03Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09 | - |
dc.date.available | 2022-08-09T21:21:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Paloma Guimarães da. A atuação da psicologia na prevenção e no enfrentamento do bullying no contexto escolar. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/787 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to show the concept of Bullying, identify the characters involved, the effects that Bullying can cause in the lives of these individuals, the importance of family, school and the role of the School Psychologist in combating and preventing and coping with Bullying. In order to reach these answers, the general objective is raised: The general objective of this work is to understand the way in which the School Psychologist acts in the fight against and prevention of Bullying in schools. The specific objectives are: Identify the ways in which Bullying is manifested and those involved; discuss the concept of Bullying and analyze the strategies that the School Psychologist can develop to combat and prevent bullying. This work is a bibliographic research, of a qualitative nature. In this method, the research was carried out by a literature review study, that is, it is based on material already elaborated in articles and books. For the construction of this monograph, a bibliographic survey of articles referring to Bullying and the performance of School Psychology against violence in schools was carried out. It is expected as a result to understand the importance of the school to carry out interventions in order to prevent or intervene in this phenomenon or any other type of violence within schools, in addition to understanding how important the family is in this process. The school psychologist should mediate their work together with the entire school team and the students' families. It was observed how much Bullying affects all the characters involved and that it produces effects and consequences that can affect the individual in social and psychological aspects for the rest of his life. | en |
dc.language | por | en |
dc.publisher | Centro Universitário - UNDB | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject | Psicologia escolar | en |
dc.subject | Bullying | en |
dc.subject | Escola | en |
dc.subject | Família | en |
dc.subject | Agressor | en |
dc.title | A atuação da psicologia na prevenção e no enfrentamento do bullying no contexto escolar | en |
dc.title.alternative | The role of psychology in preventing and coping with bullying in the school context | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en |
dc.contributor.advisor1 | CARDOSO, Valéria Maria Lima | - |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Lidiane Veronica Collares da | - |
dc.contributor.referee2 | LUZ, Lilia Ferreira da | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa mostrar o conceito do Bullying, identificar os personagens envolvidos, os efeitos que o Bullying poderá causar na vida desses indivíduos, a importância da família, escola e a atuação do Psicólogo Escolar em combate e prevenção e enfrentamento do Bullying. Para alcance destas respostas, levanta-se por objetivo geral: O objetivo geral desse trabalho é compreender a forma de atuação do Psicólogo Escolar frente ao combate e prevenção do Bullying nas escolas. Os objetivos específicos são: Identificar as formas que são manifestadas o Bullying e seus envolvidos; discutir o conceito de Bullying e analisar as estratégias que o Psicólogo Escolar poderá desenvolver para o combate e prevenção do bullying. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Nesse método, a pesquisa foi realizada por um estudo revisão de literatura, ou seja, tem como base um material já elaborado em artigos e livros. Para construção dessa monografia, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos referentes ao Bullying e a atuação da Psicologia Escolar frente a violência nas escolas. Espera-se como resultado entender a importância da escola realizar intervenções a fim de prevenir ou intervir nesse fenômeno ou qualquer outro tipo de violência dentro das escolas, além de compreender o quão é importante a família nesse processo. O psicólogo escolar deverá mediar seu trabalho juntamente com toda a equipe escolar e a família dos alunos. Foi observado o quanto o Bullying afeta todos os personagens envolvidos e que produz efeitos e consequências que podem afetar o indivíduo nos aspectos sociais e psicológicos para o resto da vida. | en |
dc.publisher.country | Brasil | en |
dc.publisher.department | UNDB | en |
dc.publisher.initials | UNDB | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | en |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PALOMA GUIMARAES DA CUNHA.pdf | 417,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.