Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/798
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A musicoterapia como ferramenta no tratamento e desenvolvimento de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA)
Título(s) alternativo(s): Music therapy as a tool in the treatment and development of children with autism spectrum disorder (ASD)
metadata.dc.creator: LIMA, Carlos Vitor Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Ilara Reis Nogueira da
metadata.dc.contributor.referee1: CARDOSO, Valéria Maria Lima
metadata.dc.contributor.referee2: FRÓES, Thalyta Machado
metadata.dc.description.resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno no desenvolvimento neurológico de indivíduos, no qual se apresenta precocemente e de curso crônico, constituindo-se como doença não degenerativa. Nesse sentido, a musicoterapia é analisada como um tratamento alternativo para crianças autistas. A pesquisa, portanto, pauta-se em desvendar os benefícios da musicoterapia no desenvolvimento psicológico e físico de portadores do espectro autista. Na primeira parte, explana-se as principais concepções sobre o TEA na comunidade científica e analisa-se a importância da regulamentação do sistema educacional para o tratamento do TEA em âmbito escolar. Já a segunda parte aferiu destaque à importância da música no desenvolvimento infantil, destacando o papel da musicoterapia no tratamento do TEA. Por fim, a terceira parte engaja-se em averiguar dos métodos e modelos utilizados pela musicoterapia para o fomento de saúde mental em autistas. Concluiu-se, portanto, que possibilidade de conceder ao paciente melhores condições para que este possa viver uma vida melhor, faz com que a musicoterapia seja uma excelente via alternativa para os tratamentos convencionais do TEA. Contudo, a utilização da musicoterapia contribui com a diminuição de amarras sociais e psicológicas de crianças com autismo.
Resumo: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a disorder in the neurological development of individuals, in which it presents early and has a chronic course, constituting a non- degenerative disease. In this sense, music therapy is analyzed as an alternative treatment for autistic children. The research, therefore, is based on unraveling the benefits of music therapy in the psychological and physical development of people on the autistic spectrum. In the first part, the main conceptions of ASD in society are explained and the importance of regulating the educational system for the treatment of ASD in the school environment is analyzed. The second part highlighted the importance of music in child development, highlighting the role of music therapy in the treatment of ASD. Finally, the third part is engaged in investigating the methods and models used by music therapy to promote mental health in autistic people. It was concluded, therefore, that the possibility of granting the patient better conditions so that he can live a better life makes music therapy an excellent alternative route to conventional ASD treatments. However, the use of music therapy contributes to the reduction of social and psychological constraints of children with autism.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Musicoterapia
Desenvolvimento psicológico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: LIMA, Carlos Vitor Ferreira. A musicoterapia como ferramenta no tratamento e desenvolvimento de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA). São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/798
Data do documento: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS VITOR FERREIRA LIMA.pdf336,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.