Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/318
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Direito à mobilidade: estudo preliminar de um terminal rodoviário de passageiros para o município de Loreto–MA |
Título(s) alternativo(s): | Right to mobility: preliminary study of a passenger bus terminal for the municipality of Loreto – MA |
metadata.dc.creator: | ARAÚJO, Sávio Rocha de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | BRANDÃO, Lena Carolina Andrade Fernandes Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | PINTO, Raissa Muniz |
metadata.dc.contributor.referee2: | CATOSSI, Larissa Leite |
metadata.dc.description.resumo: | Constata-se que o crescimento desordenado das cidades implica na segregação social da população vulnerável que vive isolada nas regiões periféricas sem acesso aos equipamentos urbanos e serviços essenciais. O desiderato deste artigo é abordar o direito de acesso à cidade e o uso do espaço público, como premissa de inclusão social, sob a perspectiva da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Desta forma, pretende-se analisar os fundamentos, ditames e princípios albergados pela norma de mobilidade urbana entrelaçando-os com a sua função instrumental de viabilização de acesso à cidade por todas as camadas sociais. Esse trabalho tem como objetivo geral desenvolver um terminal rodoviário que permita a facilidade, praticidade e segurança para os moradores de Loreto–MA e região. |
Resumo: | It appears that the disorderly growth of cities implies the social segregation of the vulnerable population that lives isolated in peripheral regions without access to urban facilities and essential services. The aim of this article is to address the right of access to the city and the use of public space, as a premise of social inclusion, from the perspective of the National Urban Mobility Policy. In this way, it is intended to analyze the foundations, dictates and principles housed by the norm of urban mobility intertwining them with its instrumental function of enabling access to the city by all social strata. This work has the general objective of developing a bus terminal that allows ease, practicality and safety for the residents of Loreto–MA and the region. |
Palavras-chave: | Direito à mobilidade Terminal rodoviário Espaço público Mobilidade urbana |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário - UNDB |
metadata.dc.publisher.initials: | UNDB |
metadata.dc.publisher.department: | UNDB |
Citação: | ARAÚJO, Sávio Rocha de. Direito à mobilidade: estudo preliminar de um terminal rodoviário de passageiros para o município de Loreto–MA. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/318 |
Data do documento: | 16-Dec-2020 |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SÁVIO ROCHA DE ARAÚJO.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.