Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/363
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A arte nos tempos da intolerância: a música como mecânismo de expressão social e a necessidade da garantia prática do direito a liberdade de expressão diante do contexto socio-político brasileiro atual |
Título(s) alternativo(s): | Art in times of intolerance: music as a mechanism for social expression and the need for the practical guarantee of the right to freedom of expression in the face of the current Brazilian socio-political context |
metadata.dc.creator: | PENHA, João Gabriel Mendes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUSA, Arnaldo Vieira |
metadata.dc.contributor.referee1: | SILVA, Mari-Silva da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | SAUAIA, Rafael Moreira Lima |
metadata.dc.description.resumo: | Ao longo do crescimento e desenvolvimento da sociedade, o direito à liberdade de expressão sempre encontrou obstáculos para o seu exercício. Em diferentes locais e épocas da história, governantes de diferentes nações e impérios que se sentiam ameaçados utilizavam-se das mais diversas formas para calar aqueles que de alguma forma buscavam a verdade real dos fatos. Essa diversidade de casos demonstrou a necessidade cada vez maior de garantir o respeito aos direitos mínimos do homem. A liberdade de expressão, mecanismo que possibilita o compartilhamento e o debate de pensamentos, e a busca pela verdade, ainda nos dias atuais, recebe dura repressão em diversos pontos do mundo. A ditadura militar, espécie de governo autoritário conhecido pela repressão à voz dos indivíduos, já vivenciada pelo povo brasileiro, utilizou-se de quaisquer meios necessários para retirar de seu caminho artistas, jornalistas e outros indivíduos que o estado considerou como ameaça. Infelizmente, mesmo com o impedimento constitucional da censura e a mudança dos paradigmas sociais e políticos do país, ainda se faz possível observar a atuação abusiva do estado em desrespeito aos direitos fundamentais pela Constituição Federal de 1988. A música, o teatro, o cinema, e a imprensa, ocupam constantemente a posição de alvo para a repressão, não apenas por meio de críticas, mas da atuação pessoal da organização estatal. Não apenas um divertimento, ou uma válvula de escape ao caos, a música também é a forma tomada por muitos grupos para que estes se vejam ouvidos, para que o mundo conheça e compreenda suas necessidades, anseios, temores e descontentamento. Deste modo, é necessário que seja assegurado a proteção ao exercício do direito da liberdade de expressão, em razão dos constantes abusos sofridos por este direito. Para a construção do presente trabalho, a utilização do método científico hipotético-dedutivo, e a pesquisa de caráter descritiva a partir da pesquisa bibliográfica e se mostrou mais adequada e completa, além do acesso a periódicos, notícias e relatos pessoais de artistas. |
Resumo: | Throughout the growth and development of society, the right to freedom of speech has always encountered obstacles to its exercise. In different places and times of history, rulers of different nations and empires who felt threatened used various ways to silence those who somehow sought the truth of the facts. This diversity of cases has demonstrated the increasing need to ensure respect for human minimum rights. Freedom of expression, a mechanism that enables the sharing and debate of thoughts, and the search for truth, even today, receives harsh repression in various parts of the world. The military dictatorship, a kind of authoritarian government known for the repression of the voice of individuals, already experienced by the Brazilian people, used any means necessary to remove from their path artists, journalists and other individuals that the state considered a threat. Unfortunately, even with the constitutional impediment of censorship and the change in the country's social and political paradigms, it is still possible to observe the abusive action of the state in disrespect of fundamental rights by the Federal Constitution of 1988. Music, theatre, cinema, and the press constantly occupy the target position for repression, not just through criticism, but of the personal performance of the state organization. Not only for amusement, or an escape valve from chaos, music is also the way many groups take to make themselves heard, so that the world knows and understands their needs, desires, fears, and discontent. Thus, it is necessary to ensure that the right to freedom of expression is exercised, due to the constant abuses suffered by this right. For the construction of the present work, the use of the hypothetical-deductive scientific method, and descriptive research based on bibliographic research, proved to be more adequate and complete, in addition to access to periodicals, news and personal reports by artists. |
Palavras-chave: | Liberdade de expressão Censura Expressão social Música |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário - UNDB |
metadata.dc.publisher.initials: | UNDB |
metadata.dc.publisher.department: | UNDB |
Citação: | PENHA , João Gabriel Mendes. A arte nos tempos da intolerância: a música como mecânismo de expressão social e a necessidade da garantia prática do direito a liberdade de expressão diante do contexto socio-político brasileiro atual. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/363 |
Data do documento: | 21-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOAO GABRIEL MENDES PENHA.pdf | 965,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.