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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ativismo feminista digital e políticas públicas para mulheres no Brasil: uma análise do reflexo da educação em direitos humanos na luta por paridade de gênero na política na última década
Título(s) alternativo(s): Digital feminist activism and public policies for women in Brazil: an analysis of the reflection of human rights education in the struggle for gender parity in politics in the last decade
metadata.dc.creator: MARQUES, Larissa Paula Salazar
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Arnaldo Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: VIANA, Thiago Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: REIS, Daniela Ferreira dos
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal investigar qual o papel do ativismo digital feminista brasileiro, como um instrumento democrático de expansão dos direitos e o impacto da educação em paridade de gênero na política na última década, para promover o empoderamento de indivíduos como sujeitos de direitos emancipados; objetivou-se, ainda, compreender os aspectos conceituais sobre ativismo digital feminista e educação em direitos humanos e avaliar a relação entre movimentos sociais feministas e políticas públicas. Denota-se que a análise sobre a paridade de gênero na política e a dimensão dos impactos causados na vida das mulheres através do ativismo digital faz com que se compreenda o ativismo digital como uma ferramenta democrática que possibilita aos cidadãos o acesso a todo o legado de direitos humanos, o que promove sua expansão. Nesta senda, para melhor desenvolver o estudo com base em tais objetivos e apreender a temática proposta utilizou-se o método qualitativo de abordagem para que se pudesse analisar com maior profundidade a complexidade do tema, além de possuir caráter exploratório. Posteriormente, a pesquisa denotará um caráter descritivo, uma vez que descreverá as características oriundas do ativismo digital feminista e da educação em direitos humanos. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental a partir de materiais já publicados como livros, artigos e publicações para construir um arcabouço teórico amplo com base em autores como Sarlet (2015), Carvalho (2002) e Viola (2010), bem como analisar as legislações pertinentes ao tema proposto. Destaca-se que, diante da condição atual dos direitos humanos que se entrelaça com as constantes violações persistentes na sociedade em relação a esses direitos, pensar a temática da educação em direitos humanos no âmbito das políticas públicas pressupõe um grande esforço de investigação, pesquisa e análise do contexto. Portanto, o Trabalho desenvolveu e vislumbrou a relação entre o ativismo digital e a luta por paridade de gênero na política, de modo a definir a legitimidade destes movimentos sociais como o feminista para a educação em direitos humanos.
Resumo: The main objective of this Course Conclusion Work was to investigate the role of Brazilian feminist digital activism, as a democratic instrument for the expansion of rights and the impact of gender parity education in politics in the last decade, to promote the empowerment of individuals as subjects of emancipated rights; it also aimed to understand the conceptual aspects of feminist digital activismand human rights education and to evaluate the relationship and feminist social movements and public policies. It is denoted that the analysis of gender parity in politics and the dimension of the impacts caused on women's lives through digital activism makes digital activism understood as a democratic tool that allows citizens access to the entire legacy of Human Rights, which promotes its expansion. In this way, To better develop the study based on these objectives and apprehend the proposed theme, the qualitative method of approach was used so that the complexity of the theme could be analyzed in greater depth, besides having an exploratory character. Later, the research will denote a descriptive character, since it will describe the characteristics derived from feminist digital activism and human rights education. A bibliographic and documentary research was carried out based on materials already published as books, articles and publications to build a broad theoretical framework based on authors such as Sarlet (2015), Carvalho (2002), Viola (2010), as well as to analyze the legislation relevant to the proposed theme. It is noteworthy that, given the current condition of human rights that is intertwined with the constant persistent violations in society in relation to these rights, thinking about the theme of human rights education in the context of public policies presupposes a great effort of research, research and analysis of the context. Therefore, Labor developed and envisioned the relationship between digital activism and the struggle for gender parity in politics, in order to define the Legitimacy of these social movements as the feminist for human rights education.
Palavras-chave: Ativismo digital feminista
Educação
Paridade de gênero
Política
Direitos humanos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: MARQUES, Larissa Paula Salazar. Ativismo feminista digital e políticas públicas para mulheres no Brasil: uma análise do reflexo da educação em direitos humanos na luta por paridade de gênero na política na última década. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/721
Data do documento: 6-Dec-2021
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